quarta-feira, 21 de abril de 2010

Quer mudar de carreira? Aposte no planejamento (R7)

Antes de mudar, é importante saber o que incomoda no atual trabalho

Do R7
 
Insatisfação, baixos salários, competitividade e alta carga horária são apenas alguns dos motivos apresentados por profissionais que, depois de alguns anos trabalhando em uma área, resolvem mudar o rumo de suas carreiras. Mais do que coragem, quem decide mudar de profissão precisa de uma boa dose de planejamento.

- Primeiro a pessoa tem de saber o que tanto a incomoda em seu atual trabalho. Saber o que causou a insatisfação e o que ficou pendente. Às vezes só mudar de foco dentro da própria área já resolve, analisa a psicóloga e especialista em orientação profissional Giselle Mueller Roger Welter.

Para a especialista – que trabalha como consultora e terapeuta – o profissional que decide escolher uma nova carreira precisa saber que a mudança provavelmente não terá resultado imediato. “Trata-se de um projeto de pelo menos dois anos. Além da nova qualificação – alcançada por um curso ou uma pós-graduação - a pessoa vai ter de reconstituir sua rede de contatos e buscar uma oportunidade de emprego em um mercado que ela desconhece.”

- Antes de começar a transição, o profissional deve avaliar suas necessidades financeiras, responsabilidades e contas fixas. Para facilitar a mudança, uma opção é escolher um curso que possa ser conciliado com o trabalho atual. É preciso pensar também no tempo em que se pode ficar sem emprego e fazer uma reserva de dinheiro antes de trocar de carreira. O importante é focar os esforços na transição e não desanimar, diz a especialista.
 
 
Link para a reportagem:
http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/quer-mudar-de-carreira-aposte-no-planejamento-20090920.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário