sexta-feira, 2 de abril de 2010

Perfil dos cursos de Ensino Superior: algumas considerações




            Dados do INEP/MEC apontam a existência de mais de 700 mil formandos nos cursos de graduação presencial no ano de 2005. Segundo os microdados que tabulamos, os cursos de Administração, Direito, Pedagogia e Ciências Contábeis são os que possuem os maiores números de concluintes, totalizando, conjuntamente, aproximadamente 265 mil estudantes ou 37% do total de formandos do Ensino Superior naquele ano.


Gráfico - Cursos com maiores números de concluintes - Brasil - 2005
(clique no gráfico para ampliar)

Fonte: MEC/INEP/DAES, elaboração própria



Tabela  - Total de cursos por área - Brasil – 2005

ADMINISTRAÇÃO
1577
PEDAGOGIA
1524
DIREITO
861
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
808
ENFERMAGEM
447
PSICOLOGIA
296
ECONOMIA
272
FARMÁCIA
232
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
218
ODONTOLOGIA
176
MEDICINA
147
AGRONOMIA
138
ENGENHARIA CIVIL
137
MEDICINA VETERINÁRIA
129
ENGENHARIA ELETRICA
123
GEOGRAFIA
92
HISTÓRIA
91
LETRAS
91
QUÍMICA
77
ENGENHARIA MECÂNICA
71
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
68
MATEMÁTICA
66
FÍSICA
49
CIÊNCIAS SOCIAIS
47
ENGENHARIA QUÍMICA
42
                                              
                                      Fonte: MEC/INEP/DAES, elaboração própria




            No que diz respeito à sua distribuição geográfica, os concluintes de 2005 são, em sua maioria, das regiões Sudeste e Sul; na primeira encontram-se 387 mil formandos (54,0% do total) e no Sul localizam-se quase 120 mil alunos (16,7% do total de concluintes). Como apontam Sampaio, Limongi e Torres (2000), a elevada quantidade de formandos nessas duas regiões é coerente com seus indicadores mais elevados de escolaridade de jovens entre 18 e 24 anos, em comparação aos jovens das demais regiões do país.
            Analisando-se o conjunto dos cursos, é possível constatar também que eles se distribuem de forma pouco equilibrada nas diferentes regiões geográficas: enquanto no Sudeste os formandos na área das engenharias (Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química) chegam a 6.500 alunos, na região Centro-Oeste somam apenas 714 (não chegando a 1% do total regional). Essa distribuição desigual já havia sido detectada por Sampaio, Limongi e Torres em seu estudo sobre o Provão de 1999, mas de forma muito mais grave: enquanto o conjunto dos concluintes das engenharias que participaram do exame chegava a 11,1% do total no Sudeste, eles eram pouco mais de 5% do Centro-Oeste.




Tabela  - Total de concluintes de cada curso por região – 2005
(clique na tabela para ampliar)

Fonte: MEC/INEP/DAES, elaboração própria.



            Dos dados gerais recolhidos pelo INEP em 2005, ressalta-se uma forte presença do setor privado no sistema de ensino superior brasileiro: do total dos concluintes universitários, apenas 27,2% eram oriundos de estabelecimentos públicos. Não obstante, a participação do setor privado no conjunto dos cursos de ensino superior apresenta importantes variações regionais. Enquanto no Nordeste 40,4% dos cursos com concluintes em 2005 pertenciam a estabelecimentos privados, a porcentagem de cursos em estabelecimentos não-públicos totalizava 85,3% do total na Região Sudeste.


(clique na tabela para ampliar)




            Um outro aspecto interessante pôde ser detectado ao analisarmos a distribuição geral dos concluintes com relação ao turno em que freqüentaram o curso. A proporção dos formandos que estudavam no período Noturno é muito maior nos estabelecimentos privados (71,7%) do que nos públicos, atingindo, por exemplo, apenas 23,5% do total de concluintes nas universidades federais.


Tabela - Concluintes por categoria administrativa e turno – Brasil - 2005


Diurno
Noturno
Total
%Diurno
%Noturno
Estadual
54.408
33.268
87.676
62,1%
37,9%
Federal
65.822
20.189
86.011
76,5%
23,5%
Municipal
4.944
16.923
21.867
22,6%
77,4%
Privada
147.749
374.555
522.304
28,3%
71,7%
TOTAL
272.923
444.935
717.858
38,0%
62,0%

                             Fonte: MEC/INEP/DAES, elaboração própria.

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