Dados do INEP/MEC apontam a existência de mais de 700 mil formandos nos cursos de graduação presencial no ano de 2005. Segundo os microdados que tabulamos, os cursos de Administração, Direito, Pedagogia e Ciências Contábeis são os que possuem os maiores números de concluintes, totalizando, conjuntamente, aproximadamente 265 mil estudantes ou 37% do total de formandos do Ensino Superior naquele ano.
Gráfico - Cursos com maiores números de concluintes - Brasil - 2005
(clique no gráfico para ampliar)
Fonte: MEC/INEP/DAES, elaboração própria
Tabela - Total de cursos por área - Brasil – 2005
ADMINISTRAÇÃO | 1577 |
PEDAGOGIA | 1524 |
DIREITO | 861 |
CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 808 |
ENFERMAGEM | 447 |
PSICOLOGIA | 296 |
ECONOMIA | 272 |
FARMÁCIA | 232 |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | 218 |
ODONTOLOGIA | 176 |
MEDICINA | 147 |
AGRONOMIA | 138 |
ENGENHARIA CIVIL | 137 |
MEDICINA VETERINÁRIA | 129 |
ENGENHARIA ELETRICA | 123 |
GEOGRAFIA | 92 |
HISTÓRIA | 91 |
LETRAS | 91 |
QUÍMICA | 77 |
ENGENHARIA MECÂNICA | 71 |
RELAÇÕES INTERNACIONAIS | 68 |
MATEMÁTICA | 66 |
FÍSICA | 49 |
CIÊNCIAS SOCIAIS | 47 |
ENGENHARIA QUÍMICA | 42 |
Fonte: MEC/INEP/DAES, elaboração própria
No que diz respeito à sua distribuição geográfica, os concluintes de 2005 são, em sua maioria, das regiões Sudeste e Sul; na primeira encontram-se 387 mil formandos (54,0% do total) e no Sul localizam-se quase 120 mil alunos (16,7% do total de concluintes). Como apontam Sampaio, Limongi e Torres (2000), a elevada quantidade de formandos nessas duas regiões é coerente com seus indicadores mais elevados de escolaridade de jovens entre 18 e 24 anos, em comparação aos jovens das demais regiões do país.
Analisando-se o conjunto dos cursos, é possível constatar também que eles se distribuem de forma pouco equilibrada nas diferentes regiões geográficas: enquanto no Sudeste os formandos na área das engenharias (Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química) chegam a 6.500 alunos, na região Centro-Oeste somam apenas 714 (não chegando a 1% do total regional). Essa distribuição desigual já havia sido detectada por Sampaio, Limongi e Torres em seu estudo sobre o Provão de 1999, mas de forma muito mais grave: enquanto o conjunto dos concluintes das engenharias que participaram do exame chegava a 11,1% do total no Sudeste, eles eram pouco mais de 5% do Centro-Oeste.
Tabela - Total de concluintes de cada curso por região – 2005
Fonte: MEC/INEP/DAES, elaboração própria.
Dos dados gerais recolhidos pelo INEP em 2005, ressalta-se uma forte presença do setor privado no sistema de ensino superior brasileiro: do total dos concluintes universitários, apenas 27,2% eram oriundos de estabelecimentos públicos. Não obstante, a participação do setor privado no conjunto dos cursos de ensino superior apresenta importantes variações regionais. Enquanto no Nordeste 40,4% dos cursos com concluintes em 2005 pertenciam a estabelecimentos privados, a porcentagem de cursos em estabelecimentos não-públicos totalizava 85,3% do total na Região Sudeste.
Um outro aspecto interessante pôde ser detectado ao analisarmos a distribuição geral dos concluintes com relação ao turno em que freqüentaram o curso. A proporção dos formandos que estudavam no período Noturno é muito maior nos estabelecimentos privados (71,7%) do que nos públicos, atingindo, por exemplo, apenas 23,5% do total de concluintes nas universidades federais.
Tabela - Concluintes por categoria administrativa e turno – Brasil - 2005
Diurno | Noturno | Total | %Diurno | %Noturno | |
Estadual | 54.408 | 33.268 | 87.676 | 62,1% | 37,9% |
Federal | 65.822 | 20.189 | 86.011 | 76,5% | 23,5% |
Municipal | 4.944 | 16.923 | 21.867 | 22,6% | 77,4% |
Privada | 147.749 | 374.555 | 522.304 | 28,3% | 71,7% |
TOTAL | 272.923 | 444.935 | 717.858 | 38,0% | 62,0% |
Fonte: MEC/INEP/DAES, elaboração própria.
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