Valéria Maniero
O IBGE divulgou que a taxa de desemprego foi de 7,4% em fevereiro, a menor para o segundo mês do ano desde o início da série histórica. Em relação a janeiro, quando o índice fechou em 7,2%, houve aceleração de 0,2 ponto percentual, mas ainda assim, não é uma má notícia.
O mercado de trabalho no Brasil está dinâmico, as empresas abrem vagas e até encontram dificuldades para preencher oportunidades que exigem mão de obra qualificada. Isso vem ocorrendo, por exemplo, no ramo da construção e na área da tecnologia de informação. Aliás, o programa de hoje da Globo News, que vai ao ar às 21h30, é sobre isso. Empresários vão falar que há vagas que exigem trabalhadores qualificados, mas faltam profissionais bem formados no mercado.
Ainda de acordo com o IBGE, em fevereiro, a população desocupada ficou em 1,7 milhão. O número de trabalhadores com carteira assinada (10 milhões) subiu 1,6% em relação a janeiro (mais 156 mil empregos com carteira assinada) e, na comparação com fevereiro de 2009, houve alta de 6,4%.
O rendimento médio real habitual dos trabalhadores foi de R$ 1.398,90, subindo 1,2% no mês e 0,9% frente ao mesmo período de 2009. Na comparação com fevereiro de 2009, a taxa de desocupação recuou 1,1 ponto percentual.
Link para a reportagem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário